quarta-feira, abril 29, 2009

Te amo mais que ontem...e bem menos que amanhã!

As bodas!

É uma delícia escutar a palavra “bodas”, porque essa palavra nos remete a pensar em co-me-mo-ra-ções.

A palavra boda
(leia-se bôdas) vem do latim vota, plural de votum, que significa promessa.

No Brasil, é comum ouvir as pessoas dizerem a palavra no plural: “Bodas”. Na verdade, quando as pessoas dizem “as minhas bodas”, é como se ela estivesse dizendo “as minhas promessas”.

De acordo com seu significado religioso, a promessa é por excelência, já que o homem e a mulher a fazem diante de Deus consagrando-se em esposo e esposa em um altar consagrado.

Por isso, esta data especial deve ser sempre comemorada em sua magnitude, unido a cada um dos elementos que “contribuem” para que os votos sejam sempre fortalecidos e tenham a força simbólica que merecem.

A palavra casamento ajuda a reforçar a promessa, já que casamento e/ou matrimonio significa: união legitima, matrimonio, cerimônia ou festa nupcial.

Por aqui, também é mais comum a comemoração de “bodas longas”. Portanto, quando os casais estão em seus primeiros anos de casamento preferem comemorar sozinhos, como um retorno a noite de núpcias que houve no “Grande Dia”.

Já a boda de Estanho ou Zinco (10 anos), de Cristal (15 anos), de porcelana (20 anos), de prata (25 anos), de pérola (30 anos), de ouro (50 anos), de diamante ( 60 anos), de jequitibá (100 anos), entre outras são geralmente comemoradas com uma grande festa!

É comum comemorarmos tudo que se relaciona a casamento com “bodas”, da mesma forma que comemora-se com “Jubileu” realizações na vida social.

Também faz parte da vida dos “eternos apaixonados” presentear o companheiro com algo que seja feito com o material relacionado a boda.



Desejo que vcs passem muuuuitos anos comemorando bodas!

Um comentário:

  1. Oi, Vanessa!

    Pode roubar td q vc quisr, fique a vontade. É td roubado mesmo, rs. Então, divulguei seu blog nos blogs q eu acompanho. Pode ser q elas ainda não leram o recadinho. Daqui a pouco, elas começam a aparecer. Hj faltam 80 dias...
    Tô esperando a foto da caixa!!!

    Bjs,

    Amanda

    ResponderExcluir

Você me conta oque achou aqui: